quinta-feira, março 17, 2005

boas noticias e respostas devidas

1ª boa noticia: o SCP está nos 4ºs da uefa, a bem do bom nome de portugal, que recorde-se, consta do nome desta instituição. sendo os unicos portugueses em prova, mantém-se a esperança de estarmos presentes em alvalade na finalissima.
2ª boa noticia: o nuno gomes assina pelo SLB até 2010. isto traduzido para miudos, significa que 17 equipas da 1ª liga assinaram com um novo defesa-central de qualidade, assim como uma ou outra no panorama europeu. estas não valem, porque o clube tende a não se demorar por essas andanças.
3ª boa noticia: o hugo magoou-se. será desta que metem alguém que não nos faça andar de coração nas mãos??
e agora as respostinhas prometidas:
oh superminizinha: isso do gordo/velho não me ofende em nada, e suponho que tal estava sabido. com essas minudencias nunca me ofendi, especialmente com malta que até gosto, como é o teu caso. apenas tomei como ofensivo (mas sem me ofender) o facto de mencionares essas circunstancias como factos de alguma forma inibidores de "perceber" o não de bola, que sou o 1º a dizer que não percebo, nem me interessa perceber. sim eu sei que adoras marroquinaria, e que certamente não farias de pidezinho do lápis azul.
sobre o clube salazarento, não é pelo facto de o depois da morte do sr. presidente do concelho ter quinado que o SLB deixou de ser o clube do regime nas décadas de 60/70. o edson que me lembre falou no pós-salazar. ou seja, tendo ganho mais titulos que os outros clubes após a morte nunca seria salazarento. mas o que me interessa depois? o que interessa para considerar se é ou não é, é DURANTE os governos salazar, nos anos de ouro do SLB do eusébio, coluna, zé augusto e afins. e desculparão os dois, era o clube do regime e sobre isso até o vosso bem amado eusébio concorda, ou já não se recordam no episódio da sua ida para a inter que abortou porque o salazar não deixou??? foi o próprio eusébio que o contou, e já vi isso escrito e falado mais que uma vez. mas adiante..
eu não vejo futebol à meia duzia de anos. vejo-os à 25 ou mais anos (coisas de velho, lá está...), nesse periodo os "lagartos" foram campeões algumas vezes, não sei a qual te referes.provavelmente a de 2000/2001 (foi esta a do inácio???nem sei...). eu simplesmente não vejo é tudo o que passam na tv. quanto ao europeu, nem vi todos os jogos da selecção, para tua informação, qto aos outros via o que dava nos resumos do telejornal. e isto por uma simples razão: o europeu foi no verão, e eu não troco praia por mta coisa, e por futebol então é que é mesmo nunca. garanto-te que se o SCP for à final da uefa e estiver na praia, cago bem na bola.
quanto ao resto:
o SCP: eu nunca disse que TODAS as exibições foram brilhante na uefa. na uefa, o SCP fez nuns jogos o suficiente (como hoje) e o brilhante, como os fora contra o feynoord ou o fora contra o boro. se este jogam sem titulares: isso não sei, mas jogar sem o beto e polga (pelo menos um deles é titular de caras ao lado do preto) e especialmente sem o custódio, que é quanto a mim o melhor jogador do SCP este ano, ou pelo menos o que se sente mais a sua falta quando não joga, também não é facil. a história do investimento? amigo, o SCP ao contrário do SLB vive com o que tem, gasta o que pode, e não pedincha dinheiro e benesses em catadupa para a sua existência. todos os clubes receberam ajuda para os estádios(excepto o boavista, sejamos justos).não fora a mãozinha mágica do santana à frente da câmara que praticamente ofereceu o estádio de bandeja ao SLB, isto para não falar no magnifico negócio de comprar ao SLB terrenos que eram da câmara, e a esta hora jogavam no estádio nacional ou arrendavam o do belém. por isso, há 2 milhões de contos para esta época e vive-se com isso.
quanto à qualidade dos planteis: o exemplo do braga ou do boavista, são casos iguais ao do SLB - alguns jogadores de qualidade, uma data deles que são uns matrecos e um treinador que espreme o que aquilo dá, sem arriscar um milimetro que seja. o caso do SCP é de um plantel com qualidade ( o meio campo é de luxo, os 4 que jogam, podendo, quando em dia sim dão tratados de bola a qualquer equipa portuguesa), mas pessimamente orientado do banco. de resto, temos o melhor avançado cá do burgo - liedson, o melhor central de caras a jogar cá -enakarhire (ou é o luisão, já agora???), o melhor central português a actuar em portugal - beto (ou é o ricardo rocha????), o guarda-redes titular da selecção, que continua a ser capaz de num jogo fazer 10 defesas miraculosas e dar 4 casas de bradar aos céus -com sorte marcha para o arsenal. e alguns suplentes de luxo -moutinho, douala/sápinto (pq só joga um deles) niculae, e barbosa/carlos martins( a mesma coisa). e sim, o hugo não é mau central. é um cepo, e ele sabe-o ( o que é positivo), n inventa, joga simples e às vezes surprende com uns cortes de grande qualidade. e é util, faz os 4 lugares da defesa sem questionar ninguém aceita e pronto. se eu vi o santa-maria jogar? vi, o ano passado. e ao lado de quem ? do polga. e imagina quem jogou sem dar abébias ao contrário do outro, que por sinal "só" é campeão mundial, aliás o unico que jogou cá??? ah pois é amigo, a formação do SCP produz desteas coisas. e ainda há o hugo veloso(filho do histórico defesa do SLB, está na fornalha. mais um anito ou dois e salta...)o que aliás sabes, pq tens 4 jogadores titulares no teu clube que são da formação do sporting. o tb n é verdade isto????um bom central o q é???? meu amigo, olha para o enakarhire, ou para um irlandês que andou no SCP à uns anos(phil babb) e tens o q é para mim o bom central e o mau central, isto é, os que dão abébias e os que não as dão, jogam simples, metem o corpo e varrem tudo o que mexe na area. e com boa vontade metem umas batatas nos cantos ou livres.
o SLB: o miguel é um bom lateral que poderá funcionar com 3 centrais, porque corre rápido e aguenta-se aos 90 mnts. defesa direito nunca é nunca será. e é facil ver isso quando lhe aparece pela frente um extremo de raíz. alias à um ou dois anos ouve uma eliminatória contra um equipa italiana (Lázio ????) que jogava com um bom extremo, de qualidade e que passou o jogo inteiro a rabiar o miguel. cá em portugal safa porque quase ninguém joga com extremos esquerdos, e quem joga não são grande espingarda. e digo-te mais: só não está a jogar a extremo direito, porque sem ser o simãozito não há mais extremos no SLB. o giovanni não é, é adaptado( mentira???) o joão pereira tb n( esse então...). e para teres o simãozito, e a coisa fazer sentido tens que meter um gajo do outro lado. e como o joão pereira como defesa direito tb não é grande espingarda, metem la o miguel, e adaptam o giovanni à direita. na ponta. ou o joão pereira. pelo menos, é o que aparenta. concordarás com isto, ou tb n é boa analise????
essa do miguel ser um dos melhores laterais direitos posso aceitar. lateral, mas não defesa-direito. o paulo ferreira por exemplo é bem melhor defesa que o miguel. como laterais é ela por ela
o defesas direitos do SCP, já agora: há um de raiz ( o m. sérgio) um central adaptado (garcia) e o rogério, que não tendo a velocidade do miguel, que não a tem, é contudo um gajo que tem um optimo sentido posicional. e é facil de ver. nos dois SLB-SCP o simãozito nunca lhe ganhou a linha, o gajo secou-o. e o simãozito corre o dobro dele. porque será???fácil perceber certo????
agora o simãozito: amigo, só um fanatismo benfiquista, que compreendo e respeito, poderá dizer que tá jogar disparates. o gajo quando é preciso jogar à seria, com os grandes, ou pela selecção, apaga-se. com os pequenos é o abono de familia, à seria com os grandes, ou na europa, boca... isto é um facto indesmentivel. é o 2º melhor marcador??? n é pelo liedson ser o melhor marcador q é o melhor jogador. ainda q seja um dos melhores jogadores do campeonato. adiante.
e temos o nosso amigo edson.
a mesma história do miguel ser ou n ser bom defesa. n me vou repetir. agora sobre o fyssas. essa do europeu eu n engulo. porque na selecção da grécia até o paíto era bom defesa. a selecção grega era seguramente uma das que piores jogava à bola mas uma das que melhor defendia. jogava, como diz o Mourinho com um autocarro à frente da baliza. por isso não foi o fyssas que secou o figo(hoje em dia já n é tão dificil, concordas??? e depois de 50 e tal jogos pelo RM pior ainda) nem especialmente o cristiano ronaldo. porque este estava a jogar na esquerda onde esta o seytaridis que sim esse é um optimo defesa. quem secou o figo, o pauleta, o deco etc. foram todos os 11 manfios que só jogavam a defender e iam lá uma ou duas vezes e pumba. e o fyssas n me lixes era claramente o ddefesa mais fraquito q lá andava. apanhou o figo em fim de carreira (sejamos francos, está mesmo a dar as ultimas...), com 50 e tal jogos pelo RM.
dos 4 defesas esquerdos que me apresentas, digo-te claramente que o rui jorge ainda é o melhor, com 32 anitos e tudo (isso o roberto carlos tb tem, e n é por aí). depois diria q é o dos santos, fyssas e paíto por fim. sendo q este tem parecenças com o miguel em termos de actuação, mas o miguel ainda defende melhor. mas como 20 anitos contra os qtos, 24/25 do miguel???? em principio lá chegará.
o SLB - nacional n vi. mas sempre te digo que o SCP também joga domingos e 4ªs. alias como qualquer equipa que jogue nas competições europeias. a diferença é que o SCP tem banco, excepto para a falta de liedson. e já agora, se o gajo n joga bem contra o nacional na luz quando é que jogaria??? mas fico contente por concordares que o petit marcou cantos, jogou, rematou, mas relativamente a correr n dizes nada. lapsus linguae, ou uma analise isenta???? espero a resposta.
e finalmente o amigo cheech. sim o rochembach lesionou-se. alias tudo o que havia para rasgar no joelho ele rasgou. 6 ou 7 meses depois voltou. continua com peso a mais (é visivel) n remata com a pedrada que tinha, e tá lento. joga é à bola que é um disparate, qd pode jogar o SCP joga de uma maneira,sem ele joga doutra. merdas que acontecem qd está um gajo desses na equipa. as lesões q teve, foram a maior parte delas por força de porradas que comeu (uma delas arrepiante do v. bem amado petit, numa bela entrada com os pitons em riste, qd ele fez o desplante de o driblar junto à linha lateral - isto para a taça, lembras-te???). SCP vê-se isso sim à rasca sem o custódio - sem esse é q temos bronca. mesmo assim o puto moutinho - 18 aninhos e uma sra. qualidade, concordemos.
costinha vs. petit???? o costinha em forma (q n está) é 1000 vezes mais jogador que o petit. dá paulada??? pois dá. mas raramente vemos o costinha a enfiar aquelas pauladas à la petit, q volta e meia descamba para a pura violência. e quase todos os jogos q vejo do petit ele dá uma ou duas dessas, quando não mais. concordes ou n, é o meu ponto de vista. o petit é um jogador mediano, com um pulmão e uma garra inesgotáveis, e caceteiro para caralho. constroi pouco (se comparares com o costinha então...) e destroi tudo. ou o nick pitbull com que vinha do boavista referia-se ao quê????
e para q fique ciente, a haver jogador no SLB por quem possa ter odio de estimação é o simãozito, pela forma filha da putice como tratou o SCP aquando da transferencia para o SLB, pela palhaçada do episódio dos capitães com o helder, a por-se claramente em bicos dos pés, e pelo rendimento mediucre que tem tido na selecção. se o petit é o gajo mais merecedor do que ganha: concordo na medida que é o q se esfarrapa mais em campo e n é primma donna, ao contrário de muitos deles - simãozito acima deles.
e encerro aqui a discussão sobre futebol. a partir de agora é só veneno puro e duro.
a menos q seja necessário...
abraços e até lebre

4 comentários:

Edson Arantes do Nascimento disse...

Mais uma vez te pergunto: viste (nem digo todos) alguns jogos do Euro 2004? O que para ti são extremos de qualidade? Vicente (Espanha), Robben (Holanda) - dizem-te alguma coisa?
Pois é o Miguel jogou contra eles todos - e secou-os, sequinhos, sequinhos... Queres mais?
Pergunta: diz-me o extremo da Lázio (que eu saiba a Lázio, principalmente com Zacheroni, não jogava com extremos. O Fiore e o César, este um lateral de raiz, "ocupavam as alas).
Mas tu nem memória tens!, meu caro

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ainda há mais:
Lembras-te (se calhar não) de um Benfica-Porto, final da Taça da época 03/04? Quem marcou o golo decisivo, porque deu a vitória na competição, no prolongamento?
Tás recordado do Benfica-Sporting para a Taça desta época? Quem marcou o golo que levou o jogo para penalties, já depois de alguns fazerem a festa?
Espera, não respondas. Quem marcou o golo (por sinal um golaço!)no empate caseiro, na época 03/04, contra o FCP, no Estádio da Luz?
Já sabes a resposta ou ainda não? Se quiseres mais decisivo do que isto, posso continuar a debitar factos. E não opiniões.
(Solução: [oãmiS])
P.S. - Se te lembrares de algum jogo, nas melhores épocas do Costinha (com Mourinho, tá claro), em que ele tenha "construído" alguma espécie de jogo, diz-me. É que eu não me recordo. Já o Petit, ainda há pouco tempo (e só como exemplo), fez um lançamento de 30 metros para isolar um companheiro. Golo!

Comandante Cienfuegos disse...

bem eu como não entendo nada de bola é melhor estar caladinho...mesmo nada ..nadinha..

Superminizinha disse...

É isso primo Jorge, quem não sabe bate palmas (como eu!!!);-)