quinta-feira, setembro 09, 2010

Afinal era tudo um mito

Não era o Benfica um super-popular clube de futebol acarinhado por todo o mundo?!

Estudo cientifico diz que não.

Eu estou tranquilo. Como portista, nunca me deu para essas arrogâncias absurdas, mesmo alimentando-me de taças todos os anos.

Tanta coisa e afinal... nem nos 20 mais populares estão. Só se for no espaço lusófono e aí, claro, está nos 3 primeiros, pelo menos. Agora, do mundo? buffff


_____________________

Um estudo de uma empresa alemã concluiu que o Barcelona, com perto de 58 milhões de adeptos, é o clube mais popular da Europa.

Depois de inquirir mais de 10 200 adeptos do desporto-rei de 17 países diferentes, a Sport-Markt concluiu que o FC Barcelona é o clube de futebol com mais adeptos no Velho continente. Nota para a ausência de qualquer instituição portuguesa na lista dos 20 clubes mais populares da Europa.


Clubes mais populares da Europa:

1. FC Barcelona – 57,8 (milhões de adeptos)
2. Real Madrid – 31,3
3. Man. United – 30,6
4. Chelsea – 21,4
5. Bayern Munique – 20,7
6. Arsenal – 20,3
7. AC Milan – 18,4
8. Inter – 17,5
9. Liverpool – 16,4
10. Juventus – 13,1
11. Zenit S. Petersburgo – 12,6
12. CSKA Moscovo – 10,5
13. Spartak Moscovo – 9,0
14. O. Marselha – 7,8
15. Ajax – 7,1
16. Galatasaray – 6,8
17. O. Lyon – 6,6
18. Fenerbahce – 6,1
19. AS Roma – 6,0
20. D. Kiev – 5,3

___________


In "A Bola" (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=221487)

4 comentários:

Rhodes disse...

Vamos lá ver se nos entendemos: começas por dizer que o Glorioso é um clube acarinhado por todo o mundo? Tens toda a razão.

E depois vens-me falar da popularidade de clubes na Europa, baseado num estudo efectuado na Europa, através de entrevistas a europeus. A última vez que verifiquei o mundo não se ficava só pela Europa.

O que me leva a fazer a concluir o seguinte - ou não foste as aulas de geografia, e além de confundires mundo com Europa também achas que o norte é só a cidade do Porto, ou pior... és daqueles europeus que acham que o resto do mundo é merda e aí sou obrigado a chamar-te um nome feio - em que ficamos?

Kata disse...

Jamais ouvi um benfiquista a dizer que o Eusébio era conhecido na Europa inteira.

Mas já ouvi vários a dizer que o Eusébio e, consequentemente, o Benfica eram conhecidos no mundo inteiro.

Eu não confundi Europa com o mundo. Aliás, dou-te aulas de vivência no estrangeiro (não apenas de aulas de geografia na C+S). Está claro que o estudo se resume à população europeia.

Agora se na Europa não têm popularidade, onde a terão? Ah, claro, em Timor Loro Sae. Não é europa, mas é mundo.

Errei apenas ao dizer que estariam bem colocados no espaço lusófono. Nem isso! Em termos quantitativos, parece-me que Flamengo e Corinthians, e outros até, vos e nos batem aos pontos.

Não querer ver o que significa este estudo no contexto europeia (e por indução no contexto mundial) é querer ser ignorante e arrogante ao mesmo tempo.

Nada de novo. A ignorância sempre foi muito atrevida. É o que se passa com a maioria dos pirilampiões.

;)

Diego Armés disse...

"Não querer ver o que significa este estudo no contexto europeia (e por indução no contexto mundial) é querer ser ignorante e arrogante ao mesmo tempo."

-Esta é a frase mais arrogante que li na blogosfera dos últimos tempos. "Por indução"?! Mas estás a brincar? A realidade europeia é aplicável a todo o mundo? Como assim, por critérios de quê? Dividem-se os gostos e preferências, como numa sondagem eleitoral? Espera, por que não fazemos o mesmo com, digamos, ideologias políticas? Podemos inferir que em países como o Sudão ou a Tanzânia - já para não falar num Camboja ou num Irão - a social-democracia é vencedora - mas por uma unha negra, já que o (neo-)socialismo liberal também tem peso e influência.

Primeiro, o post pareceu-me ridículo (what's the fuckin' point? Dizer que "ah, o Benfica não é assim tãããão grande como vocês, pensam ouviram? Estão aqui uns alemães espertos que provam precisamente o contário!"). Com o teu comentário, tornou-se perigosamente próximo ao demente.

Podemos, por indução do teu raciocínio, e aplicando um princípio equilibrado de distribuição desta amostra, concluir que, em Pequim, por exemplo, há muito mais adeptos do Dínamo de Kiev do que do Desportivo Atlético Futebl Clube de Beijing? Faz sentido, sim senhor.

Para fechar: acho de um extremo mau gosto menosprezar ou tentar, de má fé, tirar peso ao apoio das comunidades de língua portuguesa ao Benfica. Qual é o trauma? Não gostas dos africanos? Acredito que gostes, portanto espero que me expliques esta parte. Eu sei que se formos fazer contas ao clube no mundo com mais adeptos a falar na língua de Jorge Amado, é bem provável que esse seja ou o Flamengo (de uma cidade com 8 milhões de habitantes) ou o São Paulo (de uma com 18 milhões). Porém, duvido - qual duvido? Ponho o meu tomate esquerdo aqui, em cima da secretária, pronto a cortar fora, se esta merda não for verdade - que qualquer um deles tenha em Bissau, em Maputo, em Díli, em Luanda ou até mesmo em Lisboa existam mais adeptos destes clubes do que do Benfica. E olha que em Lisboa não há poucos brasileiros. Get a life...

Rhodes disse...

Deves andar aziado ou com falta de ocupação...

Mas o que é que viver no estrangeiro tem a ver com conhecimentos geográficos? Ou achas que viver meia dúzia de anos fora do pais faz de tialguma espécie de autoridade nesse campo? Estas a aparvalhar?

Acerca da "ignorância" nem me vou cansar a responder, foi uma afirmação patetinha e tenho muito mais que fazer ao meu tempo do que dar-te troco a miudezas.

A tudo o resto, o Diego já te respondeu, e muito bem, diga-se! Cheers

PS- pastilhas Rennie numa farmácia perto de si...