sábado, setembro 13, 2008

Parabéns a todos adeptos galináceos que sabem fazer contas






13 de Setembro de 1908 - 13 de Setembro de 2008


A agremiação de Carnide completa hoje cem aninhos de vida, e eu, com o fair-play característico dos adeptos sportinguistas, endereço os meus sinceros parabéns a todos os sócios e adeptos cuja elevação de espírito é impeditiva de serem engrupidos pelas fanfarronadas e tretas do orelhas.


Uma busca na net permite encontrar diversas versões da história, das quais saco esta dum lagarto empedernido, apenas e só p'ra lixar o juízo à falange lampiã que ler isto:


Foi a 13 de Setembro de 1908 que se juntaram dois pequenos clubes, o Sport Club de Benfica e outro de Belém, o Sport Lisboa, para darem origem a um novo clube, o SLB. O clube de Benfica, nascido dois anos e pouco antes, deu à nova agremiação as instalações, terrenos, dirigentes e infra-estruturas que faltavam aos jovens de Belém, sem casa própria. O SCB, que se dedicava ao ciclismo, deu, também, ao emblema do novo SLB a roda de bicicleta que ainda hoje lá figura e o nome pelo qual se tornaria internacionalmente conhecido: Benfica. Já o Sport Lisboa, criado quatro anos e meio antes em Belém, contribuiu com a cor dos equipamentos e atletas. É o dia de nascimento que o Benfica, oficial e erroneamente, festeja como data da sua fundação. É como comemorar o nascimento de Portugal, não em 1143, mas em 1095 quando se formou o Condado Portucalense. E celebrar o Conde D. Henrique como primeiro rei, em vez de D. Afonso Henriques. Por isso, em nome do rigor cronológico e da verdade histórica, está hoje merecidamente de parabéns o Sport Lisboa e Benfica. Clube quase centenário.


José António Lima, in A Bola, 13 de Setembro de 2006


Venham de lá mais cem, então...

3 comentários:

Diego Armés disse...

Antónis: todos os anos essa animalária escreve um tratado "contra a data de fundação do Benfica". Por mim, tanto me faz: em menos anos do que os outros, ganhámos mais títulos (falo de futebol - dispenso bem o ping-pong, o bilhar e o lançamento da cuspidela em comprimento e altura, com vara). Se ficas feliz com isso, venham de lá esses ossos: os parabéns serão aceites.

antónis disse...

Caro Diego: o desdém com que falas das outras modalidades onde a história do teu clube não vale um caracol, é revelador da vossa mentalidade tacanha: desporto onde o benfas nunca valeu um traque, é desporto que não interessa, aliás, nem desporto é. caga no hoquei, atletismo, andebol, blá-blá.

Eu cá prefiro a visão eclética do meu clube, e recordar que a sala de troféus do meu SCP é a 2ª mais bem recheada do mundo, apenas atrás da do Barça.

quanto a títulos na bola, e como diria o grande Jorge Jesus, "quer-me parecer" que ultimamente vocês pouco têm p'ra dizer. São mais as vezes que ficam para lá do 3º que em 1º. Taças de Portugal idem, aspas. Resta o quê? a Taça Amizade????

acredita que os parabéns são sinceros, bendito benfas que todas as semanas me faz rir alarvemente, se não fossem vocês, o campeonato era uma maçada...

Diego Armés disse...

Coitadinho... Faz lás as contas aos últimos 25 anos do futebol e a gente depois conversa.

Quanto a andebol e hóquei, queres conversar? E basquetebol, já agora?

De bilhar e tiro aos pratos, lamento: nunca serão motivo de orgulho para mim. Vá lá que te safes no voleibol...

Quanto ao riso, a ver vamos. Já diz o povão que, quem ri por último... Vocês normalmente despertam-me uma certa ternura. Digamos, compaixão. Não sei o que é ser sportinguista, mas parece ser triste.