domingo, abril 29, 2007

Tendências Primavera / Verão 2007

Quem me segue os passos, sabe que tenho andado afastado destes campos por motivos de ordem técnica, mas tenho continuado a acompanhar de longe as movimentações do que por aqui se passa. Confesso que também me entristece e alimenta inércia o facto de já não serem assíduas as nemesis que encontrava em vilões como Apre e Tio Virabicos, que representam para mim o melhor do pior que ofereceu a era de ouro deste infame blog.

Mas há coisas que metem um nojo tal que em 5 minutos supero as adversidades técnicas que me afastaram durante largos meses. Devo ao Administrador Side-Kick a assistência que me permitiu a isso.

Ultrapassadas as introduções formais, venho revelar o que em mim um provoca um tal asco que me leva de imediato a querer exteriorizar este azedo do estômago. Senão vejamos, duas das peças alinhadas no Jornal da Uma da RTP1, que devia primar pela neutralidade, ditavam em dia de derby que, primeiro, o Benfica contava apenas com 15 golos apontados por avançados entre os 49 (42? não sei) já apontados e, logo de seguida, que a defesa do Sporting era a menos batida do campeonato e da Europa, com apenas 13 golos sofridos. Na primeira peça, surgia o Diamantino a adjectivar a gosto os avançados do Benfica com variantes para "ineficaz" ou "incompetente". Derlei era um flop - o que não é mentira. Na outra peça, exibia-se uma montagem do bloco defensivo do Sporting em apuros, mas sempre brilhante no "alivia" que faz o suor secar na testa de Tonels e essa merda toda que ali anda de pé. O que me choca não são os números - é mesmo a viciosidade dos serviços informativos na tendência assumida contra o benfica. Perante tal pressão e adversidade entranhada na psique do imenso colectivo português que liga a tv todos os dias, o Benfica superar-se e ganhar um jogo como este é uma dupla vitória e dupla humilhação para os manipuladores que temos à frente de alguns meandros do jornalismo desportivo.

É por isso que não há mesmo jogo que mexa tanto comigo como este. É por isso que volto a escrever neste mural de clubismo. Não há como ver um foguete sair da bota do Simão e sentir o orgulho pseudo.aristocrata ruir com isso. É por aí que o Benfica é o clube do povo.

Sporting é e sempre será para mim uma bela cagada.

2 comentários:

Edson Arantes do Nascimento disse...

Mainada.

Kata disse...

O Benfica não é nem nunca será um alvo da comunicação social!! É sim quem eles pretendem defender sempre e a todo o custo. Isso é tão claro como a água (não a da Ericeira obviamente... essa não é clara... é azul!)