segunda-feira, abril 17, 2006

Digam o Que disserem

Pedro Mantorras pode ser tosco e burro, ter um joelho preso por arames, ou já ter ultrapassado os 30 anos - mas para mim vale mais para o Benfica do que Marcel, Robert e Manduca juntos.
O angolano não é nenhum salvador da pátria, nem considero o facto de deter actualmente a melhor média do plantel de golos marcados por minutos jogados determinante, mas quando ele entra em campo fá-lo com vontade e garra, puxa pelos adeptos e leva a equipa para a frente, o que ajuda a intimidar e fazer tremer o adversário - se isto não é mística, então o que corporiza melhor esse conceito tão caro ao Glorioso do que um jogador que em 5 anos passou de midas a acabado, recuperando miraculosamente para contribuir com golos decisivos para a recuperação do título nacional pelo Benfica e que há pouco tempo foi dado como dispensável por Koeman?
Não discordo da sua utilização como suplente, apenas considero má gestão preteri-lo, na esmagadora maioria dos momentos complicados, em favor de colegas que não sentem a camisola como ele e que ainda tão pouco revelaram fazer pelo clube, pois não entender a importância da vertente emocional no futebol tem implicações negativas ao nível dos resultados desportivos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Xééé pátrão!!! Mântôrra virou azul?

Hugo Rocha Pereira disse...

Isso querias tu! ;)

Anónimo disse...

Já voltou à sua cor normal ;)
E concordo ctg, basta o homem começar a aquecer que parece que é golo...
Faz-me lembrar um grande ponta de lança que jogou no Porto nos tempos do Robson, o Quinzinho, são jogadores assim que fazem mexer o público.
Só que o Mantorras tem a vantagem de marcar golos e acrescento ainda, é melhor que o Marco Ferreira e Karyaka, se bem que jogam em posições diferentes.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Para fazer isto - «quando ele entra em campo fá-lo com vontade e garra, puxa pelos adeptos e leva a equipa para a frente» -, e isto - «sentir a camisola» -, posso ir para lá eu (ou tu, ou nós, ou vós, ou eles) que ainda tenho dois joelhos - e um cérebro.

O Beto, o Fernando Aguiar, o Simunic, o João Pires, o Jamir, o Hajry, o Tueba e o Chiquinho Carlos apresentam as mesmas qualidades do minino.

E eram maus, mesmo beras.

Hugo Rocha Pereira disse...

A diferença entre as nossas perspectivas passa por aí. Eu não coloco o Mantorras ao nível dos Betos, Fernandos Aguiares, Simunics, Joãos Pires, Jamires, Hajries, Tuebas e Chiquinhos Carlos que passaram pela Luz. Não o considero mau, e muito menos bera.
E de certeza que se tu ou eu (muito menos eu) jogássemos pelo SLB, não teríamos o condão de puxar pelos adeptos e levar a equipa para a frente

Ron disse...

Para não ser mau ou bera há que ter cumprido uns jogos como internacional francês, vestido algumas camisolas de peso e encarar o jogo com a arrogância de quem está ali a fazer um grande favor.

Qualquer gajo que marque pelo benfica um golo por cada 89 minutos é bom para mim.

acho que é mesmo uma questão de simpatizar ou não com os reservoir underdogs. eu torço sempre por esses, tal como em puto já torcia pelos indios e não pelos cowboys (nada de pessoal, xerife).

Quetzal Guzman disse...

Ai, ai, senhor Pelé... Essa sua má vontade para com o Pedro Manuel...

Epa, o João Pires. Pensei que mais ninguém se lembrasse dessa promessa que subiu a sénior com o Valido. Nem no Estoril-Praia se conseguiu impôr.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ah poi não, para puxar pelos adeptos basta um qualquer caramelo mostrar os dentes e os punhos cerrados na direcção da afición.

Ou então desatar a correr pelo campo fora, no encalço de todo e qualquer jogador adversário (no terceiro anel, qualquer player que não "pressione" o rival até ao tutano "não corre, não faz nada!!").

E atenção: tanto o Tueba como o Chiquinho Carlos levaram (a titulares ou enquanto "armas secretas", tal qual o Pedro Manuel) o Benfica a uma final da Taça dos Campeões Europeus! E a jogar bem!

Todas aquelas características que enunciaste não fazem, nunca fizeram, nem nunca irão fazer, por si só, um bom jogador de bola.

Se calhar, (e esta é uma dúvida que me assalta) o Pedro Manuel é um bom jogador. Se calhar não tem tido oportunidades para o demonstrar. Se calhar até as merecia (mas repara que nem nos Palancas Negras joga mais de 10 minutos - para o seleccionador Oliveira Gonçalves, Flávio e Akwá são melhores, sem esquecer Zé Kalanga. Dá que pensar, ou não?).

Não tenho é dúvidas do seguinte: o Benfica não é a Santa Casa da Misericórdia, por isso, se o rapaz não tem condições para jogar um jogo inteiro vai ter de sair; se não têm certezas quanto a isso, que o emprestem (e foi aqui que o Ronald entrou e bem); se ele tem condição então que jogue mais.