quarta-feira, dezembro 14, 2005

sobre as queixinhas e outros assuntos

Na sequencia das queixinhas feitas pelo FCP à Liga sobre as sarrafadas do Petit, agora foi a vez do SLB fazer queixinhas por causa da não utilização do Maciel no Leiria – Porto.
A coisa tresanda a vingançazinha mesquinha, coisa tipo puto-charila-macaco-sem-pila, à puto da primária que tenta arranjar uma merdice qualquer para fazer queixinhas à s’tora do colega que se queixou dele por outra qualquer coisinha.

Convenhamos que são situações substancialmente diferentes: uma coisa é uma situação de pura violência anti-desportiva, e no qual o rapazola em causa é useiro e vezeiro, e que se não fosse a denúncia atempada ficava por punir, outra coisa é uma violação de uma regra de ética e do mais elementar bom-senso. Quanto a estas, entendo que não tem nada que haver queixas, apenas uma regularização que impeça estas situações de arbítrio dos clubes quanto aos atletas emprestados. Ou seja, defina-se qual o critério, se o clube que beneficia do empréstimo tem que ser autorizado pelo dono do passe para utilizar o jogador. A situação desta jornada com o FCP é tanto mais estranha quanto me recordar de ter visto o Bruno Vale a jogar no Dragão quando o Estrela lá foi. Afinal, qual é o critério do FCP, não havendo um critério regulamentado? Com o SCP jogam sempre, e a meu ver muito bem, e já nos lixamos com isto. O ano passado na deslocação a Guimarães, o Silva meteu duas batatas, e perdemos 2 pontos com isto. É no entanto a melhor forma do treinador do clube dono do passe atestar da evolução do jogador é vê-lo contra os colegas. Se marcar (ou defender…), é sinal que estará bem, o que deve deixar contente o treinador.

Agora, esta ausência de regulamentação é que é desaconselhável, e deixa os critérios de utilização ao abrigo do bom-senso dos clubes, que só existe conforme a posição na tabela de um e de outro, e a forma dos jogadores. E bom-senso nesta matéria é uma terra de ninguém, graças aos fanatismos clubísticos e ao dinheiro que o futebol movimenta.
Como bem se viu esta semana da parte do SLB e do FCP...

P.S. esta semana, o meu SCP perdeu injustamente em casa, apesar de não ter jogado por aí além. O Estrela rematou duas vezes à baliza e numa delas foi golo, quanto ao SCP a concretização de ¼ das oportunidades que teve chegavam e sobravam para ganhar. Só o Liedson falhou 6 golos, e o penalty no ultimo minuto foi apenas mais um. Erro de Paulo Bento que o põe a marcar quando já havia falhado 5 golos nesse jogo, quando teve 2 ou 3 jogos na bancada pelas razões que se sabe. Para não falar que neste campeonato já havia falhado um penalty…
Mais um empurrão para a porta de saída, para mais quando Deivid deu boa conta do recado, e parece que ainda vem um gajo de nome estranho (Piscu não sei o quê…) da Argentina, terra de muitos e bons avançados.
P.S.2: parabéns ao SLB pela passagem aos oitavos. Koeman parece que atinou na equipa, que se revela sólida numa defesa de brasileiros, e recuperou Geovanni dos mortos. Terão hipótese se apanharem o Lyon nesta eliminatória. De resto, qualquer das outras venha o diabo e escolha, e dificilmente não sairia derrotado por nºs grandes. Façam figas…

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro antónis uma pequena correcção, o ano passado o teu clube não perdeu 2 pontos graças às batatas do Silva, o resultado foi 2-4.
Em relação às queixinhas, são coisas do futebol.
Em relação aos emprestados, quando o Porto jogou com o Estrela, jogaram o Paulo Machado e o Bruno Vale, no jogo da taça contra o Marco, jogaram o Pedro Ribeiro, o Gonzalo e o Vieirinha, contra o Gil Vicente jogou o Marcos António.
Nesta semana o que me parece que poderá ter acontecido, é o facto de a maior parte do ordenado do Maciel ser pago pelo Porto, mas não faço ideia...

Cheech disse...

Ant+onis: O Petit é o melhor médio centro português do momento.O gajo pode dar alguma porrada mas digo-te firmemente que joga à bola pa caralho!

Superminizinha disse...

Bem, Tripinhas e Gordinho, é assim: Se O jogador foi emprestado, é porque não faz falta ao clube dono do passe. Se não faz falta, e segundo o regulamento da liga, joga (excluindo se estiver lesionado) e disso não pode ser proibido, seja lá quem for que paga os ordenados ao rapaz. Mas a estas manobras da Mafia galega já todos estamos habituados, certo? Eu até entendo, com uma defesa daquelas, o MAciel em campo era capaz de dar problemas serios...

Não gostei das queixinhas do meu clube, mas isto já se sabe, quem semeia ventos...

Anónimo disse...

Aquela defesa, segundo palavras tuas, tem 9 golos sofridos em 14 jogos, o que dá uma média de 0,64 golos sofridos.
A teu clube sofreu 12 golos em 14 jogos...