sexta-feira, março 06, 2009

Lenda oculta



Não fosse a vontade de um padre mais conservador, que o impediu de ingressar no maior clube de Portugal com tenra idade, e o Senhor em cima representado podia bem ser a figura moldada na estátua que hoje se encontra à porta do Estádio da Luz e a celebridade central de documentários do Kusturica.

Quem viu a lenda no seu apogeu, diz que era um matador imparável: acutilante, impedioso, um felino de perícia sobrenatural quando na cara do golo. Com 45/46 anos, ainda fazia o que queria de uma pequena bola de borracha: toques de cabeça (a sua especialidade) e de calcanhar. Foi com essas manobras que um dia deixou boquiabertos todo um grupo de aspirantes a vedetas locais do bodyboard. Aos 52 anos ainda transpira classe, uma humildade capaz de comover e um à vontade de menino na demonstração da "ginga de bola" a quem quiser testemunhar o dom in loco.

Conhecido pela sua forma peculiar de celebrar o enorme talento e garra - exteriorizando um "Ouh!" só seu -, "Pelé" ainda hoje é um dos astros menos considerados da história mais secreta do desporto rei. A alcunha não é merecida por acaso e eu achei injusto nunca ter sido aclamado por aqui. Aqui fica então a minha pequena homenagem à lenda da bola que mais admiro.

2 comentários:

Cheech disse...

Um grande senhor dentro e fora das quatro linhas.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sim.