domingo, março 05, 2006

Tonel no Mundial????

Jorge Andrade infelizmente deu cabo do joelho.
A ausência no próximo mundial é quase certa, logo Scolari em princípio terá que chamar outro central.
Será Tonel?
A questão ganha alguma pertinência, porque Pedro Emanuel em principio vai representar Angola.
Se assim for, Tonel parece ser, nesta altura, a alternativa mais sólida. Desconheço se alguma vez foi internacional nas camadas de formação. Provavelmente, foi.
Se olharmos para os centrais portugueses que jogam lá fora, só Beto terá possibilidades. Fernando Couto tem 36 anos, Jorge Costa desistiu há muito da selecção. Não sei qual o momento de forma de Beto. Também há o Litos, ex-Boavista, mas parece-me que as hipóteses dele são quase nulas.
Os que jogam cá: Ricardo Costa do FCP é tudo menos fiável, dá casas atrás de casas. Pedro Emanuel estará fora das contas. Ricardo Rocha do SLB pouco tem jogado, quando o faz, é a lateral-esquerdo. Quando joga a central, em jogos importantes, normalmente é expulso, e dá barracadas comprometedoras. Para além de ser muito faltoso, provocando livres perigosos. Parece-me que quando pressionado, vacila com facilidade, e no mundial não pode acontecer isso.
Não vejo mais centrais de qualidade.
Sobra Tonel.
Contra ele está principalmente a falta de entrosamento com os restantes elementos da defesa, e a falta de “calo” em jogos internacionais, consequência de ter feito até agora carreira em clubes mais pequenos.
É um central de processos simples, não inventa, pouco faltoso e com grande domínio no jogo aéreo. Não deslumbra, mas também não compromete. Lida bem com pressão, e é extremamente eficaz na marcação h x h. E aparece para marcar golos, em lances de bola parada.
Outro factor a seu favor, é o facto de, em princípio, o Guarda-Redes do mundial ser o colega do SCP Ricardo, portanto mais entrosado é impossível.
O natural será Meira jogar ao lado de Ricardo Carvalho, se nenhum deles se magoar. Caneira e outro serão as alternativas. Quem será este “outro” não sei, mas eu votava no Tonel, se ele se mantiver nesta forma por alturas do mundial.
Tem a palavra o seleccionador.

11 comentários:

Anónimo disse...

Antes de puxares a brasa à tua sardinha, reparei que não referiste o Zé Castro titular da Académica e da Selecção de Sub-21 e que segundo consta vai para a Liga Espanhola.
Pensa também em centrais que jogam noutros campeonatos, casos de Nunes, titular nos últimos jogos do Maiorca e, de Zé António que está a dar muito boa conta de si na Bundesliga, mas é a minha humilde opinião...

Comandante Cienfuegos disse...

antes de pensarmos em mundanças meus amigos, bora lá tentar primeiro que tudo não mudar. Penso que o Sr. Scolari não irá chamar ninguém, mas sim fazer adaptações com o que ainda ( até contrário)é o mais fiável. Todos esses defesas falados são opções mas todos eles tÊm como foi dito falta de "calo"...a ver..

antónis disse...

o Zé Castro está bom para os Sub-21, se a Tonel falta algum "calo" a esse nem sei o que dizer.
Nunes é uma boa opção, e um central experiente, de caracteristicas parecidas com as de Tonel. A mim parece-me que Tonel é melhor que Nunes em alguns aspectos: é mais dominador no jogo aéreo,e tem melhor aptidão para marcar golo. e resto, são de caracteristicas e de qualidade identicas. O Zé António é um que está em Moenchengladbach. não faço a minima do que está a jogar. Já agora, há (ou havia...)outro central tuga na Alemanha, salvo erro chama-se Rui Marques,que sempre que lia as analises às suas exibições, geralmente eram positivas.
Mantenho a minha: se o seleccionador levar outro central, a escolha é entre Beto e Tonel, conforme o que esteja melhor nessa altura.
Caro Bush, Jorge: adaptações? com qum? Caneira? Costinha e mete o Petit? Paulo Ferreira? o Nuno Valente? não percebo qual. as adaptações é algo que se faz quando não há jogador com aptidão especifica para aquela posição. Caneira tem aptidão, mas não tem caparro, e é necessário como alternativa a Nuno Valente. Os outro seriam disparates. estamos a 5 meses do campeonato, há mais que tempo de convocar e integrar um central. temos 3 ou 4 de bom nivel, não é necessário adaptar um jogador(enfraquecendo-a)à posição de central.
Isto é apenas a minha opinião

Comandante Cienfuegos disse...

adaptar meu caro não será enfraquecer especialmente quando estamos a falar de um jogador "polivalente". Óbvio que estou a reduzir o universo de opções. Não fales em Nuno valente ou outros porque esses não podem ser "adaptáveis", porque as suas posições são de raíz (não se se me faço entender). como eu disse: a ver..Mais do que arranjar "soluções" será salvaguardar o grupo e estar a "reforçar" ou não, não sei se me parece o mais viável. Sou um pouco mais conservador neste aspecto.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Diz o Antónis que o Ricardo Rocha pouco tem jogado (foi titular contra Guimarães e Penafiel, por exemplo - e a central), então e o Beto?

Para quem não sabe, estreou-se na Ligue 1 a semana passada e... lesionou-se.

antónis disse...

não sabia que o Beto só se tinha estreado a semana passada, e que se havia lesionado. não sei qual é o grau de gravidade da lesão, de qualquer forma penso que a estar em condições de ir ao mundial, seria sempre uma 3ª escolha. Sem querer puxar a brasa à sardinha, até porque falamos de selecções e não de clubes, Tonel é neste momento a melhor escolha para 3º central. Em Junho pode não ser assim... Por isso, gostava que nas próximas convocatórias, o scolari convocasse o central que pretende observar, e integra-lo no grupo.
Quanto ao Ricardo Rocha: convenhamos que, para além de não ser um brilhante defesa, tem tendência para não conseguir manter a cabeça fria em jogos de elevada pressão. Basta ver os jogos com os grandes em que foi expulso, ou é responsável directo por asneiras de que resultam golo. E é muito faltoso. Isto num mundial paga-se caro!!!! Um central tem que ser frio, pouco faltoso (hoje em dia, livres nas imediações das áreas é ½ golo) e eficaz. Ricardo Rocha consegue a momentos esta ultima premissa. As outras…
A opção Nunes, ex-Braga, também é valida, mas tem o mesmo problema de Tonel, de falta de entrosamento com os colegas, ainda mais agravado por não jogar com nenhum deles – Tonel tem Ricardo. Mas é sempre a ter em conta, repito.

Alxarife disse...

Pedro Emanuel: Maldita hora que me tornei angolano. Outro gajo bom para representar a selecção é aquele gajo que o benfica emprestou ao paços de ferreira. Ou naturalizem o Pepe. Ou reabilitem o Fernando Couto. Cada vez mais a minha selecção é o sporting. Competições ao nivel dos paises só serve para lixar o campeonato.

Anónimo disse...

O grande José Fonte que este fim de semana com a sua equipa a ganhar 2-0 resolveu marcar dois autogolos? Não me parece uma opção viável...

O Pedro Emanuel mesmo que seja Tuga (nem ele sabe o que é), também não me parece boa opção.

Se o Pepe fosse português aí já seria diferente, mas continuo a achar que no nosso campeonato não há centrais de selecção.

Marlon Brandão disse...

Tens razão. Os centrais de selecção são todos brasileiros e jogam todos no Benfica.

Comandante Cienfuegos disse...

calma aí amigo..não te entusiasmes tanto..já dizia o liedson...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Estamo-nos a esquecer de um bom jogador, que está a realizar uma boa época, e que também é "polivalente" - João Paulo, do U. Leiria.