quinta-feira, outubro 20, 2005

a semana dos grandes

quero começar por "parabenizar" o SLB e o FCP pela jornada europeia. O SLB sem ter feito grande exibição jogou o que chegou para poder até fazer um resultado melhor, e o manuel fernandes marcou um golo à eusébio, contra uns gajos de quem esperava mais dadas as estrelas que lá param.
o FCP surpreendeu-me positivamente, pois finalmente adriensen atinou com um esquema defensivo, bastando-lhe para isso não inventar. era justamente o que lhe faltava, saber defender ao nivel do que produz no ataque, que é rodos
com isso ganhou um jogo bem lixado, e secalhar uma equipa para o resto do campeonato.
destaco algumas exibições: o pedro emanuel demonstrou que é o melhor central que lá anda, o cech que é "o" defesa-esquerdo do FCP (ainda que lhe tenha saido o figo, este não estava claramente em noite sim) e o paulo assunção, que pareceu à altura de suprir a saída de costinha.
os outros, renderam o que esperava, talvez quaresma tenha jogado para lá do que costuma, especialmente em termos defensivos.
no inter, notou-se a falta de adriano, e especialmente recoba, que entrou a 20 mnts. do fim, e pôs a cabeça em agua a bosingwa nesse espaço de tempo.
se o FCP for buscar o que lhe falta, que é um central bom, e um lateral direito, cheira-me que vão dar um salto qualitativo.
não concordo com o bekx sobre hugo almeida. não é nenhum artista, mas não é nenhum tosco também, e tem uma mobilidade e uma tecnica bem apreciável para um gajo daquele tamanho e para aquela idade. para mim era presença certa no mundial, porque avançados com estas caracteristicas não temos, pelo contrário, costumam ir 3 com caracteristicas muito similares, e às vezes dá jeito um gajo destes.
no meu SCP foi a semana da limpeza geral.
saiu tudo.
se se confirmar q será paulo bento o treinador, será algo em que falei há 2 semanas atrás, e é claramente a escolha possivel dentro das poucas possibilidades financeiras do clube. gostaria de o ver como adjunto de um treinador estrangeiro e experiente, e com tarimba para um clube desta dimensão. poderia falar em 2 ou 3 nomes que não têm clube presentemente: ryan o'neill, paul leguen (é assim???), o próprio camacho, etc.
a hipotese paulo bento peca por ser um treinador pouco experiente, que deixou de jogar à 2 anos. é por isso muito proximo (demasiado talvez...) dos jogadores, o que pode complicar as coisas, se aqueles gajos ao invés de o verem como o lider, o vêem como "um dos seus". apesar disso, sempre pareceu um gajo que se impôs com naturalidade, e o tipo de jogador que era, e a personalidade que revelava, sugeria que era respeitado, e a voz do treinador no campo.
daquela geração parece-me o mais talhado para treinador, juntamente com paulo sousa. a inexperiência pode não ser obstáculo. lembro-me do jaime pacheco cá, e do mathias sammer na alemanha fazerem boas epocas à frente dos respectivos clubes, acabadinhos de encerrarem as carreiras de jogadores. é pelo menos, um gajo a quem as claques respeitam, o que dará paz aos jogadores durante uns tempos, o que só pode ser positivo.
o treinador adjunto não se sabe ainda.
o novo presidente é uma continuidade, com a vantagem de regressar o carlos freitas, que é um tipo que revelou talento para contratar bons jogadores a preço acessível.
o sr. administrador mimoseou-nos cum uma bela foto de um campo 3º mundista. a tonalidade encarniçada sugere-me que talvez seja o centro de estágio lampião, e que a arvore teria sido plantada pelo mantorras que se quis fazer homem, cumprindo duas partes da triologia. o livro deve ser uma pérola...
o tripeirossos veio arrotar postas de pescada sobre ausência de camaradas do meu clube nos escritos. certamente não se referia a mim, que regularmente disparo em todas as direcções, e inclusivé para os meus lados. não tenho é vida que me permita andar a postar as 10.57 da manhã. nem paciência, claro.
sobre quem escreve quando lhe corre bem a vida, o próprio tripeirossos é o exemplo. o FCP tava em baixo e era vê-lo a chorar-se o tempo todo, "que o meu FCP isto e aquilo".
ganha ao inter, e aqui d'el rei, esfrega as mãos para arrear estalada nos vizinhos.
é um tolo, que se fustiga quando já era zurzido pelos outros, e que cresce ao sabor das pequenas vitórias da sua facção, para se aliar a quem o queira ver consigo.
lamentavel...

6 comentários:

Anónimo disse...

E continuam a dar-lhe. Porque é que o Figo estava em noite não?
Não será que foi porque o Marek Cech não o deixou fazer nada?
O Figo foi abafado e mais nada!
Que eu saiba não esfreguei as mãos para arrear estalada nos vizinhos, tu é que deves ter estado a ver o Sporting na RTP Memória ou então não percebes português caro antónis.
Tanto escrevo quando ganho e quando perco ao contrário dos teus colegas esverdeados (que saiba não referi nomes).
E para finalizar se achas que ganhar ao Inter é uma pequena vitória, desculpa lá mas para quem me chama tolo, neste caso faltam-me palavras para ti.
Quando o teu clubezeco ganhar a um clube com nome na europa avisa-me, mas temos que esperar até ao próximo ano...
Agora também se dá estaladas com as horas em que se colocam post's e coment's?
Vê lá se quiseres também passo a colocar as horas a que dou peidinhos...
Postas de pescada? Que me recorde não fiquei a pingar das virilhas após a vitória de ontem, apenas fiz uma análise realista.
Mas eu compreendo-te, é triste ser eliminado de duas competições europeias em menos de um mês.
Toma Rennie que isso passa...

Superminizinha disse...

Ah...então agora o Camacho já presta? Realmente, não ha quem entenda os lagartixitos. Primeiro foi o João Pinto, que passou de besta a bestial, e agora até o espanhol já é bom pra treinador.

Próxima palavra a aprender, minha cambada de bestas - corência!

Diego Armés disse...

Corência?!... O_o

Superminizinha disse...

Pois... ups... faltou-me o "e".... hehehe... acontece a todos... as minhas desculpas... shame on me!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Gostei foi do Ryan O'Neill. Grande treinador, um grande gestor de homens e um motivador nato.

É, de facto, um dos melhores "entrenadores" do Mundo. E tem fartas hipóteses de se juntar ao grémio da outra Galáxia.

P.S. - O único treinador que conheço com um nome parecido é o Martin O'Neill, ex-treinador do Celtic de Glasgow. Saiu de lá devido a problemas familiares (mulher com cancro). Não me parece que exista qualquer hipótese de seguir para a Galáxia.

Anónimo disse...

Ele sabe lá o que diz, só saiu da toca em 2000, após estar 18 anos a soprar no pífaro!
Ainda é tenrinho em termos futebolísticos, deixai-o falar...