quarta-feira, março 16, 2005

A semana da boa foi assim...

esta foi uma semana curiosa nesta fantastico mundo que é o da bola. desde 6ª aconteceu o seguinte:
1º o porto deu um festival de futebol paralimpico contra o nacional, tendo perdido por rotundo 0-4, e demonstrando uma falta de soluções no banco de tal forma gritantes, que inclusivé levaram à utilização dum jogador cuja mãe havia sido raptada um dia antes, num sitio que não prima propriamente pela segurança dos cidadãos. até faz impressão o FCP a jogar hoje em dia, face ao que jogava na era Moutinho. é certo que R. Carvalho, Deco, e Paulo ferreira já não jogam lá. mas que diabo, arranja-se uns substitutos que se chamam leandro do bonfim (será possivel??????), um caramelo que veio do maritimo que nem sei o nome, um gajo chamado Pepe (parece nome de porquinho amestrado...) e o menos mau Seitaridis, e todos os defesas esquerdos que estejam à venda? e um suposto "fabuloso" cuja unica arte "fabulosa" que demonstrou é a de jogar com os cotovelos apontados aos maxilares de quem o defende?
depois, o meu Sporting. 0-2 contra o penafiel é mau. muito mau mesmo. e pior, se levarmos em contas as luxuosas exibições uefeiras a que nos vem habituando, e algumas que fez cá no burgo. agora também há que convir: dos 3 grandes, é o que tem menos arame no orçamento para o futebol. depois o presidente está definitivamente gagá. o sistema de que tanto fala deve ser o nervoso, minado com alzheimer ou qualquer outra deficiência. e depois o Pésêro, que continuo a dizer que deve ser um razoavel treinador apenas para isso: treinar. agora, para orientar equipa e fazer substituições é uma desgraça, basta ver a carga de nervos que há naquele banco, a gritaria, a caralhada, para se perceber que nunca aqueles gajos jogam com à-vontade, pois tal não é possivel quando o gajo que deveria estar mais sereno, é justemente o que está mais perturbado. ainda assim, e graças à formação e um ou outro bom negócio, o SCP é a equipa que tem o melhor plantel, havendo meia duzia de podres que deviam dedicar-se ao curlling, e fazer regressar os emprestados com valor, alguns deles responsaveis por alguns amargos. por exemplo, no que é que o pinilla é melhor que o lourenço, ou mesmo o silva? porque joga sempre, quando há lesões, o hugo (que até não é mau central, mas deve ser o jogador com mais galo que me lembro de ver jogar à bola) e não por exemplo o santa-maria, que está emprestado à anos, e que é de caras melhor que ele? que diabo está a fazer o tello lá, e pior ainda, quem se lembrou de o por a jogar numa altura em que não se pode perder pontos? e a propósito, quem disse ao pésêro que 3 pontos contra o penafiel seriam menos importante que 3 pontos contra o FCP?
depois, temos o SLB, cuja vetusta soberba lhe sobe sempre que vêm ao fundo do tunel a mais infima possibilidade de conquistar um titulo. nestes gajos, o treinador é o oposto do do SCP. não inventa, não arrisca, todos os fins-de-semana joga se possivel com os mesmos 11, ainda que esse portento técnico (dizem eles...) que dá pelo nome de petit ja não possa com a a peida. nestes gajos, o mau futebol que jogam tem origem diversa face aos mau futebol do SCP. neste deve-se a um treinador que é mauzinho e que inventa. naqueles deve-se simplesmente ao facto de serem 3 ou 4 bons jogadores no meio de um rol de cepos. têm 2 bons guarda-redes, o miguel é bom jogador, mas não é defesa direito em lugar nenhum do mundo, o resto da defesa varia entre o mediano e o sofrivel e mesmo o mau (fyssas, por ex.), no meio-campo há um craque, esse sim que é o puto manuel fernande (tem nome de bom jogador...) e depois, corre simãozinho ( que este anos não tem feito muito estrago). o que é certo é que o velho trappattoni espreme o que dá destes gajos, jogam entre o mediano e o mauzinho, mas lá vai levando a agua ao seu moinho. trocassem os dois clubes de treinador um com o outro, e o SCP era campeão de caras nesta altura. se o SLB será, é outra conversa. pelo futebol que jogam não o merecem, de caras. o SCP ainda que a espaços, é dos 3 grandes o que (as vezes...) joga um futebol com alguma piada. quanto ao FCP, estamos conversados... o que é certo é que nas duas ultimas jornadas o pésêro resolveu inventar do inicio ao fim dos desafios, e lixou-se, a ele e ao clube. resta-lhe não inventar, pôr os 11 que jogam bem na UEFA, e esperar que o SLB caia de podre, o que dada a mediocridade do seu futebol, não é dificil de acontecer.
e esta semana vão ao bonfim... a ver vamos.

3 comentários:

Superminizinha disse...

Meu deus tanto disparate junto gordo! Percebo a razão pela qual não gostas de futebol: É QUE TU NÃO PERCEBES NADA DO ASSUNTO!!!!! o Fabuloso é o fabiano, o petit corre mais que os lagartos todos juntos, e isto só para fazer reparo a duas das alarvidades que li! Vá, já fazer os tpc!

Anónimo disse...

Quem já não pode com a peida ainda vai dar na peida aos lagartos. Quem não pode com a peida é o Rogério, ó Toino!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Tu não vês os jogos do Sporting, quanto mais os do Benfica ou do Porto. Isso é conversa de tasca (e tu sabes bem o que isso é!)