quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Portugal dos pequeninos

Há pouco mais de um ano, antes do helénico Fyffias ingressar no Benfica, e já com todos os lampiões fartinhos de agonizar com as exibições de Zahovic, apregoei ( para quem me quis ouvir ), que, ao invés de ir gastar dinheiro a importar merda, podiamos colmatar essas falhas com reforços vimaranenses. Estava a referir-me, obviamente, ao nosso Nuno Assis e a Rogério Matias.

Se o primeiro acabou por ser aposta ( e, até agora, bem ganha ), o senhor Matias, tendo em conta o jogo de ontem pela selecção luso-brasileira, demonstrou que no poupar é que está o ganho. É que para comprar merda daquela, mais valia continuar a utilizar o Armando ( aquele das nozadas ao Helveg ) ou o Ricardão como “falso lateral esquerdo”. O qué qué isso ó meu? Chapeladas ao Ricardo são ( até agora ) exclusivo do Jorginho e do Geovanddi, parece que não podes ver nada! Mas isto teria sido desculpável, se o rapaz não tivesse passado ao lado do jogo, numa exibição que apenas variou entre o acagaçado e o desastroso. Se aquilo é o melhor que temos, estamos mal na ala esquerda da defesa, e nem me lembrem das outras opções!

Mas a culpa do nível exibicional da selecção não é só do Roger. O jogo de ontem, juntamente com tantos outros de um passado bastante recente, veio demonstrar mais uma vez que esta equipa só atingiu a final do Euro porque jogava em casa ( o factor público e o factor árbitro foram determinantes nessa caminhada ), e que o jogo com a Russia foi um acidente bem mais raro do que o empate no jogo contra aqule país pequenito, de nome díficil de escrever ( eu, pelo menos, não sei ).

Não vou bater mais no ceguinho, vocês todos sabem do que estou a falar. O Big Phil demonstra ser um excelente jogador de CM. Tal como eu faço na perfeição, ele sabe trocar ponta por ponta, defesa por defesa, e, quando a coisa tá preta, lá tira um médio e põe um avançado. Ah, e utiliza um esquema de jogo inovador, nunca antes visto e com resultados á vista. Este senhor leva nota 0 em dinâmica de jogo e em passagem de conhecimentos ( quais? Não sei...) e nota 10 em casmurrice e teimosia. Eu, com vasta experiência de largos anos a bombar no CM, também era campeão do mundo com o Brasil. Com aquela equipa era na cagança mesmo!

Desinspirada e desmotivada, dona de um futebol de pequeninos na Europa dos grandes, esta pseudo-equipa bem pode agradecer aos santinhos todos a sorte que teve, com o sorteio dos grupos de apuramento para o Alemanha 2006, porque com um grupo a sério não chegavam nem aos Playoffs. E vamos lá ver como isto vai acabar...

Sem comentários: